Categories:

Amig@s,

Convidamos à tod@s para participar da Oficina aberta para construção da Fossa Ecológica para tratamento do esgoto do banheiro novo do Chave de São Pedro (igreja do Santo Daime no bairro Belém Velho, em Porto Alegre).

A oficina será no dia 16 de março, aberta para os interessad@s e amig@s do Chave, que queiram nos ajudar e aprender a técnica da fossa ecológica.

As atividades irão das 8:30 às 17hs , ou até a conclusão do serviço (dia 23 continuaremos caso seja necessário). O valor para participação dos visitantes será de R$ 40 por dia com almoço incluído. Os valores arrecadados serão revertidos para os custos do novo banheiro.

Vamos utilizar a técnica do “Sistema Modular”, desenvolvida pelo Eng. Luis Augusto Ercole, que estudou todas as fossas ecológicas que vinham sendo adotadas e elaborou um “mix” de técnicas que é mais eficiente e ecológico, e bastante econômico. Vêm sendo muito adotado em assentamentos, sítios e grupos de agroecologia da região com bastante sucesso.

O sistema trata separadamente as águas cinzas (de pias e chuveiros) e negras (dos vasos sanitários). É composto por uma sequencia de 3 fossas (reatora, digestora e misturadora), e por um leito de evapotranspiração.

A oficina será ministrada pelo permacultor Fernando Costa, da ONG Amigos da Terra, que domina o sistema e já o executou em diversas oportunidades.

Convidem @s amig@s. Esperamos à tod@s.
Dúvidas e esclarecimentos – Pedro Araujo (cais.pedro@gmail.com)

Chave de São Pedro

Comments are closed